A Nossa História

A Ourivesaria Santos é o mais antigo estabelecimento deste ramo na cidade de Braga.


Não é possível determinar com precisão a data de início de atividade, mas recentes pesquisas efetuadas pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial de Braga (antiga Associação Comercial) garantem que, em 1880, já se fabricavam e vendiam peças de ouro neste local do centro histórico - concretamente, no Largo do Barão de S. Martinho, nº 27, junto à Brasileira, ao edifício do Castelo e à entrada da Rua do Souto. Por isso mesmo, em 2018 foi um dos primeiros estabelecimentos a receber o diploma de “Lojas com História”, atribuído pelo Município e pela Associação Empresarial de Braga.


Em 1904, foi aqui concebida e fabricada a célebre Coroa da Nossa Senhora do Sameiro, uma peça de joalharia que a Confraria guarda nos cofres do Banco de Portugal, dado o seu elevadíssimo valor patrimonial.
Em 1925, a gerência desta casa comercial muda de mãos e de designação, passando a denominar-se como Ourivesaria Santos, nome que ainda hoje ostenta, mantendo-se na posse da mesma família.


Foi o artífice e ourives Joaquim António do Santos, proveniente do Porto, que assumiu a gestão da loja que, mais tarde, após o seu falecimento, passaria para os dois filhos.

Com quase um século de gestão na mesma família, a Ourivesaria Santos comercializa joias de ouro e prata, mantendo uma forte aposta nos produtos de cariz tradicional e regional, nomeadamente a filigrana portuguesa.
Além disso, durante décadas, foi ponto de encontro de várias gerações de bracarenses, dadas as diversificadas e profundas relações de amizade e convívio propiciadas pelos seus gerentes.


O neto do fundador, em parceria com a sua esposa e filhas, deram continuidade ao legado deixado pelos seus antecessores. O "sangue novo" da 4ª geração procura conciliar o passado com o presente e o futuro, apostando no mundo digital, aproximando as gerações e criando novas estórias. 

Por tudo isto, na Ourivesaria Santos a História conta um rol de estórias da nossa Braga.

  

Ourivesaria e Joalharia Joaquim A. Santos, 1925
 

OS NOSSOS VALORES 

TRADIÇÃO E GERAÇÃO

Valorizamos a ourivesaria portuguesa, desde 1925, uma verdadeira tradição de gerações. Manter viva a alma e a presença dos nossos antecessores é algo que nos enche de orgulho e que nos dá um prazer enorme. 

UNIÃO E FAMÍLIA

Somos a 4ª geração de um núcleo de pessoas sérias, trabalhadoras e visionárias. Queremos honrar esse compromisso e continuar a transmitir aos clientes confiança, seriedade, qualidade e sentimento de pertença a algo familiar que nos diz muito.

PRODUZIDO EM PORTUGAL 

Todas as nossas peças são criadas por ourives e artesãos locais com uma vasta experiência e que refletem nas peças toda a dedicação, amor e respeito pelo seu trabalho. A maioria das peças são produzidas nas capitais do ouro em Portugal, nomeadamente na Póvoa de Lanhoso e em Gondomar.

OURIVESARIA TRADICIONAL

A arte da filigrana é, sem dúvida, algo antiquíssimo e belíssimo e que nos define muito enquanto marca. A nossa identidade passa, exatamente, pela aposta em produtos que sejam intemporais. É curioso o poder que algumas peças têm de nos reavivar memórias do passado, que associamos a pessoas especiais na nossa vida. 

DESIGN INTEMPORAL

Recuperamos joias e modelos mais antigos e tradicionais em combinação com peças mais modernas e contemporâneas.